

O que é a Fliparanapiacaba
A Fliparanapiacaba é uma feira literária, realizada em Paranapiacaba, Vila histórica ferroviária de Santo André, São Paulo, com o intuito de produzir e disseminar a prática literária- leitura, escrita e criação literária, de forma diferenciada já que o evento literário é de integração, informação, formação, inclusão, entretenimento e lazer, com entrada e atividades gratuitas.
A ideia é de que a Vila, que já oferece cenário ideal para que ocorra a feira literária seja conhecida, também, além de seus atrativos naturais, seja polo de difusão literário. A região do ABCDMR é reconhecida, nacionalmente, por agregar artistas em todas as áreas de cultura, principalmente de escritores. A realização da Feira, portanto, é instrumento de agregação e difusão de novos talentos e fruição dos já reconhecidos pela mídia e grande público.
Outro ponto que contribuiu para que a Fliparanapiacaba fosse a Feira Literária que representa o estado de São Paulo, no circuito das Grandes Feiras Nacionais, é o de serem convidados e, portanto, objeto de fruição literária, autores da boa literatura. Autores que fazem a diferença na escrita contemporânea. Autores de obras premiadas e que são e serão estudados e reconhecidos como os autores que marcam e marcaram a nossa época.
Na edição passada, 1ª Feira, em 2014, autores como Manuel da Costa Pinto editor da Folha de São Paulo e jornalista do Metrópolis e Entrelinhas da TV Cultura; Verônica Sttiger ganhadora dos quatro mais importantes prêmios literários de 2014, o Camões, Açorianos, São Paulo de Literatura, Jabuti e finalista do Portugal Telecon, além de João Silvério Trevisan (3 Jabutis) e Santiago Nazarian autor de livros e minissérie da Rede Globo e roteirista de cinema foram alguns dos autores que se apresentaram na Fliparanapiacaba.